A avaliação de Prevenção de Perdas é uma tarefa imprescindível e muito necessária, pois garante um desempenho padronizado, efetivo e sempre suscetível a melhorias.
Por outro lado, essa análise é complexa e a ausência de processos, de uma liderança capacitada e de um monitoramento contínuo, podem prejudicar ou até mesmo comprometer o plano de segurança patrimonial.
Siga com a leitura e confira os pontos principais sobre o assunto.
Prevenção de Perdas
Esta é uma área no varejo responsável por um conjunto de ações e iniciativas para evitar e proteger as instituições de diversos tipos de ocorrências que possam significar prejuízos ou danos.
Listamos alguns:
- furtos internos ou externos;
- violação ou mau manuseio de produtos;
- falhas operacionais; e
- erros de estoque.
Causas de Perdas no Varejo
Há muitas causas de perdas no varejo, e, segundo a pesquisa da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), quebras operacionais representam mais de 38% do total, seguido por:
- Furto Externo – 19,03%
- Erros (Inventário) – 9,40%
- Furto Interno – 9,18%
- Erros (Administrativos) – 8,11%
- Outros – 5,92%
- Erros (Cadastro de Produtos) – 3,77%
- Fraude de Terceiros Externo – 3,41%
- Fraude de Terceiros Interno – 2,42%
Bases de um bom plano de segurança patrimonial
Elaborar um bom planejamento protetivo envolve não somente poder contar com ótimos recursos e tecnologias de ponta.
É preciso estabelecer processos adequados e assertivos, considerar a importância da gestão de pessoas, afinal, grande parte das atividades de Segurança Patrimonial é desempenhada por colaboradores que ocupam funções na linha de frente e costumam ser os primeiros a responder e reagir às ocorrências.
Diante deste cenário, atributos como comprometimento, conhecimento teórico e prático, preparo e suporte da liderança, aparecem como aspectos básicos para que um plano de segurança patrimonial seja implementado com sucesso.
Importância da avaliação de Prevenção de Perdas para o setor de varejo
A avaliação de Prevenção de Perdas trata-se de ações que envolvem premeditação, inibição e reação frente à situações que podem colocar em risco:
- boa experiência dos clientes e colaboradores;
- bens e ativos;
- imagem da empresa; e
- fluxo de caixa.
Esta análise é o método mais eficiente para mitigar ameaças internas e externas, o alto turn over, prejuízos, danos e erros operacionais.
Além de padronizar e elevar o nível de qualidade do serviço, tornando-o escalável, estabelecer boas práticas internas de comunicação entre líder e liderados e pronta-resposta assertiva frente à ocorrências.
Benefícios e vantagens
Os benefícios costumam aparecer tanto a curto quanto a longo prazo, seja através da identificação de falhas e vulnerabilidades ou através da gestão e treinamento eficiente das equipes, principalmente em relação àquelas que agem na linha de frente, ou pelos processos bem definidos.
Os resultados são conferidos na prática:
✅ Conte com líderes capacitados e preocupados em estabelecer uma cultura organizacional saudável para manter os colaboradores engajados e preparados para lidar com os desafios diários.
✅ Estabelecimento de metas, alcance e análise profunda dos resultados obtidos a partir dos processos e planejamentos, tornando possível um ciclo contínuo de melhoria.
✅ União de recursos de alta tecnologia e equipe, com bom aproveitamento em Segurança Patrimonial virtual e física.
✅ Transpareça a sensação de segurança e boa experiência do cliente e agentes internos.
✅ Efetiva mitigação dos riscos e garantia de um plano de segurança bem sucedido.
Checklist: Avaliação de Prevenção de Perdas no varejo
Para conhecer em detalhes quais são os pontos de atenção e as etapas que toda avaliação de Prevenção de Perdas deve conter, principalmente dentro do ambiente de varejo, confira o nosso checklist!

Nele, você encontrará todos os aspectos que devem ser levados em consideração para que haja a garantia de uma segurança patrimonial eficiente.