Modelo híbrido e impacto no setor de facilities services

O modelo híbrido de trabalho teve um grande impacto na vida do colaborador desde o início da pandemia, principalmente no segmento de facilities services. 

Após uma brusca mudança de comportamento na higienização de ambientes, foi possível entender a sua importância e a necessidade de seguir novos protocolos. 

Mas, se ainda restam dúvidas sobre a ação de facilities nos novos formatos de trabalho, continue a leitura.

O que é Facilities Services?

A área de facilities services é uma união de diversos segmentos corporativos cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida de todos que estão em um determinado ambiente, promovendo saúde, limpeza e bem-estar. 

Esse foi um conceito que surgiu durante a Revolução Industrial, onde, naquela época, era associado às tarefas inseridas em um contexto organizacional, essencial para o funcionamento das atividades.

Independentemente do segmento de atuação, a área de facilities services é de extrema importância para o gerenciamento de atividades que envolvem, de maneira direta, setores como:

  • limpeza e conservação de ambientes;
  • manutenção; e
  • recepção e atendimento.

Modelo híbrido: novo formato de trabalho

O modelo híbrido, aderido durante a pandemia do Covid 19, visa dinamizar o ambiente de trabalho presencial e remoto, dando ao colaborador a possibilidade de alternar os dias da semana no âmbito corporativo.

Desafios e vantagens do modelo híbrido

Tanto para as empresas quanto para os colaboradores e terceiros, o modelo híbrido de trabalho é vantajoso, pois oferece flexibilidade no controle dos horários praticados.

Porém, em funções específicas, como o setor de facilities e serviços essenciais, o modelo híbrido não se aplica.

Para a área de serviços de mão de obra especializada, as empresas contratantes se beneficiam com esse novo modelo, como, por exemplo: 

  • menos débitos trabalhistas;
  • equipes reduzidas e estratégicas; e
  • gestão mais próxima.

Principais desafios do período pós-pandemia

As rápidas mudanças no cenário mundial em decorrência da pandemia forçaram as empresas a criar soluções para manter suas operações em funcionamento. 

Uma dessas estratégias foi a adoção do home office, enquanto era necessário o isolamento social, como medida primária de contenção ao vírus. 

Contudo, na área de facilities services fez-se necessário adotar novas estratégias para adequar às atuais necessidades do mercado. 

Com a adoção do modelo híbrido, os colaboradores dinamizam o período de trabalho presencial, no entanto, as equipes de limpeza, por exemplo, continuam a higienizar frequentemente os ambientes de uso comum, mantendo álcool em gel à disposição e limpando os espaços compartilhados como banheiros, copas, escadas e elevadores periodicamente. 

Nas recepções, os profissionais precisaram adotar medidas mais rígidas para o atendimento ao público, exigindo cumprimento de normas sanitárias, como uso de máscaras e distanciamento social.

Os responsáveis pela manutenção, adotaram rotinas de verificação de equipamentos de ventilação e mobilidade, como ar condicionado e elevadores, para garantia de um ambiente salubre.

O impacto da pandemia na gestão de facilities

A pandemia impactou todos os setores da economia, alguns tiveram reflexos diretos e outros indiretos. 

Porém, os serviços de facilities tornaram-se ainda mais essenciais ao longo deste período, principalmente em relação à mudança da rotina de higienização e conservação de ambientes, aumentando o cuidado com:

  • Higienização adequada dos mobiliários e maquinários;
  • Aumento na frequência dos serviços de conservação e limpeza;
  • Adoção de medidas mais rígidas de desinfecção de ambientes;
  • Disponibilização de materiais descartáveis (como máscaras e luvas);
  • Disponibilização de materiais para higiene (como álcool líquido e em gel).

Além disso, no primeiro ano de pandemia foi necessário investir na comunicação como uma ferramenta de conscientização interna para todos os colaboradores. 

Fator competitivo para empresas de facilities

Com as mudanças promovidas no mundo corporativo pós-pandemia, houve a necessidade de melhorar as estratégias e adoção de novos protocolos em todas as áreas. 

Para o gerenciamento de facilities, as empresas contratantes exigem cada vez mais para que a experiência do cliente seja segura, satisfatória, e assim, ganhe destaque no mercado.

As prestadoras de serviços, por sua vez, adequaram-se aos novos tempos, requerimentos e padrões de qualidade, melhorando seus processos, gestão de pessoas e investindo em responsabilidade social.

Parceria Estratégica em Facilities Services

Apesar da flexibilização das medidas de contenção da pandemia, ainda é necessário ter cuidado e manter os protocolos de higiene para garantir a segurança de todos. 

Dessa forma, sua organização precisa contar com uma empresa de facilities services que esteja preparada para lidar com o cenário pós-pandêmico, que tenha investido em novas tecnologias e conte com as melhores estratégias para assegurar a limpeza e manutenção do ambiente corporativo, como nós, do Grupo Cordialle. 

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