Segurança no Varejo – Medidas e estratégias para redução de prejuízos!

Com a recuperação das atividades comerciais após os períodos de recessão, a segurança no varejo apresenta-se como uma das principais preocupações de gestores e empreendedores.

Uma vez que lojas e comércios atraem a atenção de centenas de pessoas diariamente, os riscos de investidas criminosas e a possibilidade de prejuízos ao patrimônio também aumentam, especialmente sem a aplicação de medidas protetivas adequadas.

Nesse sentido, varejistas brasileiros têm apostado em diversas estratégias preventivas, de modo a alcançar resultados a curto, médio e longo prazo.

Pensando nisso, elaboramos um artigo com algumas dessas ações, além de apresentar a importância da segurança no varejo e quais são as medidas protetivas que podem ajudar a manter seu ambiente seguro. Confira!

Qual o papel da Segurança no Varejo?

As empresas que não contam com estratégias de ação imediata e preventiva estão vulneráveis no mercado. Isso porque, costumam ser alvos de criminosos que aproveitam da fragilidade na segurança para praticarem furtos e extravios de mercadorias.

Aliás, os produtos dispostos são a parte mais importante do varejo, ou seja, é necessário garantir a proteção das mercadorias, além, claro, da proteção dos consumidores, proporcionando um ambiente seguro e saudável.

Uma das ações mais utilizadas pelos lojistas é assegurar que os clientes só saiam da loja passando pelo checkout, mas apenas isso não basta.

De acordo com o Anuário de Segurança Pública no Brasil, o mercado de segurança privada movimentou cerca de 35,7 bilhões em 2020 com centenas de empresas que buscam investir na segurança para manter a proteção do seu local e colaboradores.

Afinal, aqueles que não contam com meios de segurança, costumam adotar medidas que prejudicam suas vendas no varejo.

Entenda os benefícios de manter a Segurança no setor de Varejo

Vamos entender os principais benefícios da segurança no varejo.

Presença de profissionais qualificados

Independente dos serviços prestados, contar com a presença de profissionais qualificados é sempre uma boa ideia e para a segurança no setor de varejo, isso não poderia ser de outra forma.

Ter por perto profissionais que saibam prestar serviços com excelência faz com que o comércio seja referência, permaneça seguro e os consumidores sintam-se mais protegidos, seja com a instalação de meios tecnológicos ou contratação de equipe para agir contra a ação de infratores.

Garantia de sensação de segurança

A sensação de segurança no varejo aumenta quando há ausência e controle rígido de ameaças que possam ser sofridas. Assim, os clientes também buscam, frequentam e fidelizam estabelecimentos mais seguros.

Ação imediata e preventiva

De acordo com o Jornal O Dia, o comércio varejista do Rio de Janeiro gastou cerca de R$300 milhões de reais com segurança no varejo de janeiro a março deste ano de 2022.

Durante todo ano, comerciantes sofrem com a violência praticada no país, assim como se vêem diante de fraudes cometidas em seus comércios todos os dias.

Na ação imediata, ao sofrer um assalto, o profissional de segurança a postos entra em contato com o serviço público de proteção e assegura a prisão do criminoso com a permanência até a chegada do apoio. 

Mas, ainda em ações imediatas, o vigilante preparado possui pronta resposta para ações, todas previamente alinhadas com o contratante, a fim de inibir a ocorrência e mitigá-las.

Há variáveis a serem levadas em conta, como por exemplo, números de criminosos superiores ao número de vigilantes e seguranças e o atraso no apoio de policiais ao estabelecimento.

Na ação preventiva, medidas podem ser tomadas para evitar e coibir as ações criminosas, como a presença de câmeras de monitoramento e alarmes, além de um plano de contingência!

Por isso, pensar em estratégias de ação imediata e preventiva é imprescindível não somente para repreender, como também para coibir aqueles que praticam os atos.

Melhor experiência do cliente 

Por fim, vale mencionar a melhor experiência do cliente, ao entrar em um ambiente que possui um sistema e estratégias de segurança, que visam não somente o atendimento de excelência entre cliente e comerciante, mas a segurança de todos.

Principais medidas para manter o ambiente seguro

Agora, conheça quais medidas tomar para manter o ambiente protegido. Confira!

Identifique pontos de vulnerabilidade, analise o perímetro protegido.

A primeira ação para deixar seu ambiente mais seguro, é identificar todos os pontos de vulnerabilidade, também conhecidos como “pontos cegos”.

É importante conhecer a zona em que está inserido e entender os pontos de vulnerabilidade, conhecendo com precisão todas as possibilidades de sofrer eventualidades.

Assim, a depender do contexto, é necessário reforçar com sistemas de segurança, instalação de novas tecnologias e reforço de profissionais qualificados, dispostos em posições estratégicas para inviabilizar situações desfavoráveis e controle de desarmonias.

Planejamento de ação e contingência 

Depois de identificar quais são os pontos de vulnerabilidade, faça um planejamento de ação e contingência para a segurança!

Trata-se de prever situações de emergência que possam acontecer e, assim, planejar as possíveis respostas que para o acontecimento em questão, como por exemplo o furto, seja devidamente controlado.

Dessa maneira, com um plano bem desenhado, o perímetro protegido possui uma lista de boas práticas a curto e longo prazo.

Equipes posicionadas em pontos estratégicos 

Contar com profissionais especializados para manter a segurança é uma eficiente solução, mas, é preciso manter as equipes posicionadas nos pontos estratégicos e nos turnos mais vulneráveis ou de maior necessidade.

Por exemplo, se o horário mais vulnerável for no período noturno, deve-se contratar profissionais para ficarem responsáveis pela vigilância neste período. E, se este for no período diurno, realocá-los para o dia.

Invista em ações preventivas

Além das ações de repressão, as atividades preventivas também são importantes para inibir e reduzir os índices de eventualidades.

Isso significa que é importante adotar medidas estratégicas para evitar transtornos.

  • Antecipação de acontecimentos e identificação de pontos de vulnerabilidades;
  • Análise e avaliação de riscos e ameaças;
  • Planejamento de ações e definição de prioridades;
  • Implementação de política de procedimentos e controle;
  • instituir novos métodos de controle, como tecnologias e sistemas de segurança;
  • Monitoramento; e
  • Revisão periódica e ajustes.

Sistemas de segurança

Vale mencionar também que utilizar sistemas de segurança pode ser uma ótima alternativa para empresas do ramo.

Isso porque, os equipamentos eletrônicos servem para manter o local protegido, através de câmeras de monitoramento que realizam a captação de imagens do perímetro além de alarmes, drones, rondas virtuais, controle de acesso, identificação e etiquetas eletrônicas.

Mantendo-se, assim, protegido por 24 horas, ainda que não haja atividade comercial.

Profissionais de segurança e prevenção de perdas

A segurança no varejo também pode contar com outras categorias de profissionais para assegurar a proteção do patrimônio no dia a dia, como o fiscal de prevenção de perdas.

Este membro da equipe de vigilância ajuda a combater, de forma preventiva, prejuízos diretos decorrentes de fraudes e furtos. 

Ter fiscais de prevenção de perdas nas entradas e saídas auxilia na redução de ocorrências e existem diversas modalidades que compõem essa solução, por exemplo: seguranças, vigilantes e até mesmo moto ronda, que protege o perímetro em períodos de maior vulnerabilidade, sendo um serviço oferecido para aprimorar e reforçar a proteção do varejo de forma prática e constante.

Assim, além de contar com medidas internas, os varejistas também podem investir em profissionais treinados, equipados de alta tecnologia, como câmeras embutidas nos uniformes, que monitoram toda a ação, garantindo boa conduta e maior defesa.

Segurança e cuidado com os especialistas

A contratação de serviços de segurança patrimonial é uma das melhores alternativas para manter uma empresa protegida, ainda mais quando se trata de uma que seja especializada para o varejo.

Além disso, é recomendável unir mais de uma solução prática, como tecnologias de ponta e profissionais de fiscalização treinados.

Nós, da Cordialle, estamos há 25 anos oferecendo esses e outros serviços voltados para a proteção do varejo, atendendo aos nossos clientes com estrutura e solidez através de serviços adaptáveis a cada realidade enfrentada.

Para tornar o seu empreendimento mais seguro, fale conosco!

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Compartilhe via:

Inscreva-se agora em nossa newsletter