Segurança Virtual: o que é e quais são os benefícios?

Diante do aumento da criminalidade a níveis alarmantes, a segurança virtual aparece como um excelente recurso para lidar com esse cenário.

Paralelamente, os avanços tecnológicos permitem que sejam incorporados equipamentos e tecnologias de ponta no sistema de segurança virtual. Dessa forma, é possível aumentar ainda mais a proteção do perímetro.

Quer saber mais sobre os benefícios da segurança virtual? Então, prossiga com a leitura! Além de descobrir quais são as vantagens em investir nesse tipo de tecnologia, explicaremos como funcionam os sistemas de segurança remoto. Vamos lá? 

O que é segurança virtual?

Chamamos de segurança virtual o conjunto de equipamentos, softwares, sistemas e tecnologias que funcionam de modo a aumentar os níveis de proteção de uma propriedade ou perímetro.

Sobretudo, a segurança virtual utiliza a internet para facilitar a comunicação e torná-la veloz. Para que você entenda melhor, basta recordar como eram as dinâmicas de segurança algumas décadas atrás.

Antes da popularização da internet, os monitoramentos eram feitos por meio de rádios e ligações telefônicas. Nesse sentido, diante de uma ocorrência, havia maior abertura para falhas e atrasos, já que o mundo era, essencialmente, analógico.

Contudo, desde o advento da digitalização, a internet mudou essa dinâmica. Isso significa que, agora, os sistemas de segurança se tornaram mais eficientes e ágeis. Ainda, há menores chances de que ocorram falhas ou atrasos nas comunicações.

Podemos mencionar os sistemas de vigilância, portarias e monitoramento remoto. Todos eles são operados à distância em tempo real. Tais avanços somente foram possíveis devido à transformação digital.

Portanto, a segurança virtual pode ser entendida como um sistema de proteção e/ou monitoramento que depende da expertise humana para funcionar em associação com tecnologias e equipamentos conectados à internet. 

Finalidades da segurança virtual

Mas, afinal, quais são as finalidades da segurança virtual? Em geral, elas servem para aumentar os níveis de proteção, monitorar e assegurar a integridade de vidas, de um local e/ou de um patrimônio. 

Isso significa que a segurança virtual possui 3 funções principais: prevenir, detectar e comunicar. Entenda melhor cada uma delas.

Prevenir

O velho ditado “prevenir é o melhor remédio” contém muita sabedoria. Isso porque, é mais interessante evitar uma ocorrência criminosa em vez de ter que lidar com ela e correr riscos.

É justamente nesse sentido que atua a segurança virtual. Por exemplo, indivíduos com más intenções, ao se deparar com um sistema de câmeras, certamente se sentirão intimidados.

Da mesma forma, ao notar movimentações suspeitas, os operadores alocados em centros específicos, acompanham a situação e podem agir de forma a prevenir o assalto.

Perceba que, nessa situação hipotética, o sistema virtual de câmeras ou de alarmes inibiu a ação, ou seja, preveniu que o evento adverso tomasse forma.

Detectar

Além das câmeras, os sistemas de segurança virtuais também podem envolver alarmes e sensores. Juntos, esses equipamentos podem detectar movimentos e entradas não autorizadas.

Novamente, em conjunto com a atuação da central de controle, o operador humano obtém condições de agir. Vale mencionar que, se esse for o caso, os agentes de segurança precisam ter o discernimento e o treinamento adequados para saber como conduzir a situação.

Comunicar

Por fim, vale destacar, como os sistemas de segurança virtual funcionam em tempo real, é possível acompanhar cada movimento e ação estranha ou incomum. 

Isso significa que a comunicação se torna muito mais eficiente, rápida e assertiva. Por exemplo, caso haja uma invasão, os agentes responsáveis pelo monitoramento à distância podem responder à ação prontamente.

Por outro lado, existe a possibilidade  do morador ou proprietário do local também acompanhar e acessar a câmera. Seja por meio de smartphones, televisão, aplicativo ou computador, observe que o controle se torna ainda maior. 

Qual a importância da segurança virtual?

Após entender quais as principais funções da segurança virtual, fica fácil perceber a importância desse tipo de tecnologia.

Em outras palavras, a segurança virtual é fundamental para prevenir, monitorar e, se for o caso, agilizar a resposta diante de uma ocorrência.

Isso porque, atualmente, a violência no Brasil atingiu patamares expressivos. Todos os dias os noticiários divulgam homicídios, furtos, invasões e assaltos a mão armada. 

Portanto, investir na segurança virtual pode ser uma forma interessante de lidar com esse cenário ameaçador.

Tecnologias que ajudam na segurança virtual

A boa notícia é que há tecnologias e equipamentos modernos que ajudam para o estabelecimento de uma segurança virtual eficaz. 

Nesse sentido, destacam-se os alarmes, as câmeras, o acesso via biometria e controle de acesso remoto. Conheça cada um deles.

Alarmes

Os alarmes são responsáveis pela segurança do perímetro ou pela segurança da parte interna do local. 

Há diferentes tipos de alarmes, como os sonoros, com sensores, sirenes, conectados em painéis ou acionados por meio de um “botão de pânico”. Normalmente, eles emitem som ou luzes de modo a alertar que algo está errado.

Eles podem ser instalados na parte externa ou interna do local, por exemplo. Os mais eficientes são conectados a uma central. Caso sejam acionados, o operador responsável recebe a informação, detecta o que está ocorrendo e procede com a resposta adequada.

Câmeras de monitoramento

As câmeras de monitoramento transmitem imagens e áudios em tempo real. Algumas tecnologias permitem que tais arquivos sejam gravados e armazenados, de modo a permitir o acesso dentro de um determinado período. 

Além disso, há câmeras que podem ser conectadas ao aparelho celular, por meio de aplicativos, o que permite que o proprietário também tenha o acesso.

Em geral, as imagens das gravações são transmitidas para uma central de controle, que monitora a movimentação. Caso o aparelho seja moderno, é possível obter imagens em alta resolução e até mesmo com visão noturna.

Acesso por biometria

Normalmente, o acesso por biometria é instalado em entradas de condomínios e empresas. Esse tipo de tecnologia consiste em um pequeno aparelho capaz de realizar a leitura biométrica.

Dessa forma, a entrada somente é liberada caso o acesso tenha sido previamente autorizado. 

Além de eficaz contra invasões, o acesso por biometria permite a entrada rápida e segura ao imóvel.

Controle de acesso

Em alta, o controle de acesso remoto também é um tipo de segurança virtual. A proposta desse sistema é muito simples: por meio de câmeras instaladas em locais estratégicos, operadores alocados em outro espaço físico realizam o controle das entradas.

Além de otimizar tempo e recursos, o controle de acesso aparece como uma opção interessante de assegurar as entradas e saídas de pessoas sem a necessidade de contar com a presença física do colaborador no local.

Benefícios da segurança virtual

Agora que você já sabe o que é e quais são os principais sistemas de segurança virtual, resta conhecer os benefícios desse tipo de tecnologia:

  • Alertas em tempo real – conforme mencionado, a segurança virtual opera em tempo real. Além disso, ela permite gravar, monitorar e detectar movimentações estranhas de modo remoto, ou seja, de qualquer lugar do mundo. Para tanto, basta ter acesso a um dispositivo conectado à internet;
  • Segurança 24 horas – um dos grandes benefícios da segurança virtual é a operação de forma ininterrupta. Por funcionar continuamente, menores são as chances de falhas ocasionadas por paradas, sejam elas inesperadas ou não;
  • Integração de diferentes sistemas – por contar com softwares em nuvem e soluções tecnológicas, os sistemas de segurança virtual podem ser facilmente integrados a centrais de controle ou ao smartphone do usuário.

Conseguiu perceber quantos ganhos a segurança virtual é capaz de proporcionar? Investir em proteção nunca é demais. Afinal, os prejuízos causados por uma ação criminosa podem ser imensuráveis!

Se inscreva na nossa newsletter e acompanhe mais conteúdos exclusivos!

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Compartilhe via:

Inscreva-se agora em nossa newsletter