Tendência de segurança e facilities para 2023

Segurança e facilities

Com os avanços tecnológicos nos últimos anos, diversos segmentos passaram por mudanças significativas, entre eles os setores de segurança e facilities.

Além da digitalização e da evolução da tecnologia, fatores externos também provocaram inovações nesses ramos.

É diante desse contexto que aparecem as tendências de segurança e facilities para 2023. Para saber quais são as apostas, prossiga com a leitura!

Principais tendências de segurança para 2023

Uma coisa é certa: cada vez mais a tecnologia fará parte das nossas vidas e dos processos internos das empresas.

Isso significa que todo ano novas soluções tecnológicas surgem com o intuito de facilitar tarefas e maximizar resultados.

Em relação à Segurança que envolve controle de acesso, a tendência é que a tecnologia aumente os níveis de proteção e monitoramento. As tarefas operacionais também devem ser impactadas. Entenda melhor, a seguir.

Controle de acesso modernizado

A tendência é que os controles de acesso tenham suporte de tecnologias inovadoras. Assim, menores são as chances de falhas e de burlar entradas indevidas.

Nesse sentido, destacam-se: uso de biometria, controle de acesso remoto e painéis inteligentes com acionamento de alarmes.

Ainda, vale mencionar o investimento em soluções tecnológicas, como softwares capazes de automatizar tarefas e de armazenar grandes quantidades de dados. Na prática, essas tecnologias facilitam o trabalho e fornecem insights preciosos que podem ajudar a melhorar os níveis de segurança.

Segurança hibrída

Engana-se quem pensa que os profissionais serão substituídos pelas tecnologias. Na verdade, o que deve acontecer é o trabalho em conjunto, ou seja, a atuação de operadores capacitados que controlam os equipamentos.

Em outras palavras, a Segurança Híbrida envolve o uso da tecnologia a favor da proteção e, para tanto, se faz necessário colaboradores preparados para lidar com esses novos recursos.

Vigilância com vídeo e tecnologias

Há anos as câmeras de vigilância fazem parte dos planos de segurança. Entretanto, agora, esses equipamentos aparecem mais modernos, com alta resolução e capacidade de envio de imagens e áudios em tempo real para dispositivos como smartphones.

Paralelamente, as câmeras também são empregadas em segurança virtual, ou seja, o controle acontece de forma remota. O objetivo é que uma central de controle acompanhe todos os movimentos, a partir das imagens da câmera, em tempo real. 

Da mesma forma, o cliente também acompanha o trabalho, já que há a possibilidade de ele acessar as imagens da câmera e se comunicar com a central a partir do próprio dispositivo móvel.

Forte redução de custos operacionais

Outra tendência do ramo de segurança é a busca pela redução de custos operacionais. Para tanto, novamente, o emprego da tecnologia aparece como a solução ideal.

Determinados softwares, por exemplo, podem automatizar tarefas repetitivas e manuais. Na prática isso significa menos custos com mão de obra e otimização de tempo.

No caso das câmeras de vigilância, o armazenamento das imagens em nuvem elimina a necessidade de investir em hardwares e em manutenções periódicas, por exemplo.

Experiência do cliente

E não é somente as tecnologias que ganham destaque nas tendências dos segmentos de segurança.

Se em 2022 a experiência do cliente já estava em alta, em 2023 o assunto deve continuar como pauta.

Isso porque os clientes esperam por um suporte eficiente, ágil e acolhedor. Especialmente no segmento de Segurança, há a expectativa de que as respostas sejam imediatas e eficazes.

Portanto, de nada adianta investir em tecnologias de ponta e não conceder atenção para a experiência do cliente. 

Treinamentos personalizados

Mais do que nunca o mercado precisará contar com profissionais capacitados, preparados para lidar com as novas tecnologias oferecendo atendimento com excelência.

Dessa forma, é preciso que as empresas invistam em treinamentos personalizados, reciclagem dos conhecimentos técnicos, palestras e cursos para garantirem a qualidade na prestação dos serviços.

As soft skills, ou seja, habilidades comportamentais e preparo psicológico também precisam ser trabalhadas. 

A ideia é, justamente, aliar conhecimento técnico especializado e habilidades comportamentais com o uso das tecnologias. Esse é um dos destaques quando falamos sobre as tendências de segurança e facilities para 2023.

Fique por dentro também das tendências de facilities para 2023

Uma das principais tendências em 2023 no ramo de facilities é o olhar das empresas para a sustentabilidade. 

Afinal, os impactos no meio ambiente refletem nos negócios, bem como, na imagem da organização. Sobretudo, é preciso ter uma preocupação real em relação à preservação dos recursos naturais.

A seguir, saiba mais sobre essa e outras tendências referente ao segmento de facilities.

Sustentabilidade e eficiência

A fim de adotar práticas sustentáveis, a tendência é que as empresas façam uso consciente dos recursos naturais, como energia e água.

Portanto, práticas como redução do uso de plástico, uso de papel reciclado e priorização do uso de energia limpa, deverão ser cada vez mais frequentes.

Por outro lado, o estabelecimento de metas relacionadas à sustentabilidade tende a se tornar um indicativo de responsabilidade social corporativa. Esse padrão pode impactar nos negócios, na atração de investidores, na imagem da empresa e até mesmo na retenção de talentos e conquista de novos clientes.

Afinal, muitas pessoas já estão priorizando adquirir produtos e serviços de empresas sustentáveis. Paralelamente, muitos talentos preferem trabalhar em empresas comprometidas com essa questão.

Soluções com apoio tecnológico

Assim como no ramo de segurança, o segmento de facilities também tende a usar a tecnologia a seu favor.

Por exemplo, uma empresa de serviços terceirizados pode utilizar um software de gestão para tomar decisões mais assertivas, com base em relatórios e análises de dados gerados por IA (inteligência artificial).

Automação e redução de custos

Automatizar tarefas repetitivas e manuais ajuda a reduzir custos, otimizar tempo e a evitar falhas.

Por exemplo, por meio de softwares de gestão é possível controlar as tarefas das equipes, emitir ordens de serviço, elaborar checklists padronizados e até mesmo monitorar a temperatura de um ambiente.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é outra tendência que vale a pena ser mencionada. Isso porque ela é capaz de reduzir a necessidade de reparações a longo prazo e até mesmo a substituição de equipamentos, o que pode significar uma importante redução de custos.

Se antes as empresas esperavam o ar condicionado quebrar para efetuar a manutenção, por exemplo, agora a ideia é realizar a manutenção preditiva de modo a evitar que isso aconteça.

O mesmo serve para equipamentos hospitalares e farmacêuticos. Independente do segmento,o ramo de facilities deve impulsionar a manutenção preventiva. 

Especialização e terceirização

Por fim, não podemos deixar de destacar outra tendência do mercado: a procura por mão de obra especializada.

Se até pouco tempo, o profissional de serviços gerais assumia diversas funções, agora, a tendência é que haja um especialista para cada área.

Essa dinâmica melhora a eficiência e traz mais agilidade para as tarefas. Além disso, os resultados tendem a ser mais satisfatórios, já que o profissional é capacitado para aquela função em particular.

É diante desse contexto que a terceirização de serviços aparece como uma solução atrativa. Afinal, é possível contar com serviços técnicos especializados de qualidade sem a necessidade de fazer novas contratações de funcionários.

Ainda, vale destacar que, ao terceirizar uma função, elimina-se a preocupação com a gestão de pessoas. Isso porque é a empresa de facilities que assume os pagamentos desse colaborador e se compromete a fornecer o serviço.

Conseguiu perceber quantas vantagens e inovações os ramos de segurança e facilities podem proporcionar? 

Conhecer as tendências desses segmentos para 2023 é o primeiro passo para fazer uma boa escolha da empresa parceira.

Gostou desse conteúdo? Então, inscreva-se na nossa newsletter e receba em primeira mão outros materiais como esse!

Navegue por tópicos

Compartilhe via:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Compartilhe via:

Inscreva-se agora em nossa newsletter