No varejo, o setor de Prevenção de Perdas possui um papel de extrema importância. Isso porque ele contribui de modo significativo para aumentar os lucros da companhia, tendo em vista que suas ações podem reduzir, prevenir e combater – tal como o próprio nome sugere – perdas.
Além disso, o setor também atua no padrão de qualidade. Quando o consumidor compra produtos deteriorados ou procura por produtos que não estão disponíveis, é função deste departamento proceder com as medidas cabíveis.
Por isso, a Prevenção de perdas é uma área de grande estratégia dentro do varejo. Com o planejamento adequado e equipes comprometidas, é possível alcançar bons resultados, o que impacta diretamente nos ganhos financeiros.
Quer saber mais sobre as ações e causas da Prevenção de Perdas no varejo? Então prossiga com a leitura!
Qual a função da Prevenção de Perdas no varejo?
A Prevenção de Perdas no varejo possui múltiplas funções. Além de prevenir que furtos aconteçam, essa área é responsável por:
- Fiscalizar a movimentação de clientes e funcionários;
- Identificar ações suspeitas nas suas dependências;
- Verificar a aderência em relação às normas de segurança;
- Assegurar os padrões de qualidade dos seus produtos;
- Prevenir descartes irregulares de produtos e recursos;
- Zelar pelo patrimônio.
Assim, para desempenhar tais funções, a Prevenção de Perdas planeja de forma estratégica uma série de processos com o objetivo de mitigar ao máximo as perdas da organização.
Perceba que, sem esse tipo de trabalho, o varejo estaria mais vulnerável e exposto a prejuízos e perdas relevantes de diversas naturezas.
Principais causas
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), as principais causas de perdas no varejo são:
- Quebra Operacional 38,7%
- Furto Externo – 19,03%
- Erros (Inventário) – 9,40%
- Furto Interno – 9,18%
- Erros (Administrativos) – 8,11%
- Outros – 5,92%
- Erros (Cadastro de Produtos) – 3,77%
- Fraude de Terceiros Externo – 3,41%
- Fraude de Terceiros Interno – 2,42%
Diante desses números, o setor de Prevenção de Perdas assume uma tarefa fundamental no varejo. Afinal, são esses profissionais que atuam no sentido de reduzir tais índices.
A seguir, entenda melhor o impacto dessas perdas para o segmento.
Perda administrativa
A perda administrativa acontece quando existem erros que atrapalham a saída de um determinado produto, de forma a impedir que o consumidor tenha acesso, e consequentemente, realize a compra.
Por exemplo, a precificação incorreta e a falta de um produto na prateleira são alguns eventos recorrentes que configuram perdas administrativas. Ao final do mês, tais ocorrências podem ser responsáveis por causar um enorme impacto negativo na obtenção dos lucros.
Perda de produtividade
A perda de produtividade está diretamente relacionada à performance da equipe. É diante deste cenário que a Prevenção de Perdas também atua por meio de uma gestão, monitoramento e mensuração das atividades e resultados das tarefas.
Perda financeira
A perda financeira é a principal e mais forte frente de atuação da área de Prevenção de Perdas em uma empresa, já que tais perdas costumam acarretar prejuízos financeiros no negócio.
Elas podem ser causadas por falhas no processo de pagamentos, inadimplência de clientes ou fraudes (internas ou externas).
Furtos
Já os furtos são um grande problema que todo o comércio varejista enfrenta. A boa notícia é que, contando com um time eficiente de Prevenção de Perdas, é possível reduzir esses índices e reverter esse tipo de ocorrência.
No entanto, é preciso cautela e muito planejamento para que as ações sejam efetivas. Nesse sentido, é necessário realizar bons investimentos em tecnologia e profissionais de segurança para coibir tais ações.
Benefícios
Conforme você pôde perceber, a atuação do departamento de Prevenção de Perdas é fundamental para mitigar prejuízos, perdas e outras adversidades recorrentes no setor varejista.
Na prática, os benefícios aparecem não somente com a possibilidade de aumento dos lucros, mas também no aumento de competitividade e na construção de uma imagem positiva da empresa. A seguir, confira mais alguns benefícios que uma boa equipe de Prevenção de Perdas costuma proporcionar.
Melhor gestão
A melhoria da gestão é um dos principais benefícios obtidos a partir da implementação de estratégias eficientes de prevenção e redução de prejuízos.
Dessa forma, é possível realizar um controle eficaz de estoque, evitando problemas relacionados à saída de produtos, por exemplo. Ações voltadas para a coibição de furtos também costumam surtir efeitos positivos.
Aumento da lucratividade
A partir do momento em que os problemas de perda são minimizados, é possível ter um aumento significativo dos lucros obtidos.
Isso porque, a maioria das ocorrências que resultam em perdas podem ser evitadas. E é justamente essa a função do setor de Prevenção de Perdas.
Aumento da produtividade
Com uma gestão eficiente associada a estratégias bem definidas, é possível ter uma melhor distribuição de atividades para toda a equipe.
Dessa forma, os profissionais não ficam sobrecarregados e com tempo ocioso durante a sua jornada de trabalho. Além disso, será possível estabelecer um bom plano de cargos e salários, criando incentivos para manter os profissionais motivados.
Melhora no atendimento
Os clientes também são beneficiados com as ações da área de Prevenção e Perdas. A partir do momento em que os consumidores sentem-se mais seguros dentro da loja e contam com produtos de qualidade e em quantidade adequada na prateleira, as chances de fidelizá-lo são maiores.
Por outro lado, com equipes bem motivadas e comprometidas com as suas funções, o atendimento tende a ser eficiente, empático e melhor. Tudo isso acaba repercutindo em ganhos financeiros e aumento dos lucros.
Qual a importância da Prevenção de Perdas no varejo?
De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizado em 2020, as perdas no varejo foram de aproximadamente 1,8% de todo o faturamento bruto obtido em 2019.
Diante desta realidade, investir na Prevenção de Perdas acaba sendo muito mais vantajoso que arcar com as perdas inerentes do segmento. É por esse motivo que as ações da Prevenção de Perda tornam-se imprescindíveis para o setor.
Além disso, a implementação de estratégias na área de prevenção possibilita a redução do desperdício de produtos, de fraudes e, principalmente, de furtos.
A redução de despesas é outro ponto importante que só pode ser obtido a partir da adoção de processos eficientes.
Por isso o setor é tão importante para qualquer empresa do setor varejista no Brasil. Toda perda evitada significa um aumento na projeção de lucros.
Ações para Prevenção de Perdas no varejo
Existem ações que possibilitam uma redução significativa das perdas, permitindo evitar o crescimento da margem de prejuízos a médio e longo prazo. Dito isso, confira algumas medidas que podem ser interessantes.
Eficiência na gestão de estoque
Outro ponto que requer atenção dos lojistas varejistas é a gestão de estoque. Sempre que um produto falta na prateleira, a empresa deixa de fazer uma venda e, consequentemente, perde a chance de lucrar.
Além disso, produtos parados no estoque também geram perdas significativas. Dessa forma, adotar um sistema de gestão de estoque eficiente e ágil tende a ser uma solução que vale o investimento.
Reforço da equipe em épocas sazonais
Em épocas de grande procura no varejo, como o Natal, Dia das Mães, Páscoa, entre outras datas, é importante contar com uma equipe extra para dar conta de toda a demanda de clientes.
Caso o cliente não seja bem atendido nessas épocas sazonais ou sinta dificuldade em encontrar um determinado produto, as chances de que ele não volte a consumir neste estabelecimento são maiores.
Treinamento para equipe
O treinamento da equipe deve iniciar ainda durante o processo de recrutamento e seleção. Assim, o profissional já ingressa no quadro de funcionários entendendo as normas da empresa, políticas e as consequências de ações ilícitas.
Reciclar o conhecimento e propor treinamentos periódicos para todos os colaboradores também são medidas interessantes.
Vale também fazer simulações de situações corriqueiras que podem representar perdas, como no caso de roubos e furtos, por exemplo. Existem sinais que podem indicar uma atitude ilícita por parte do cliente, como:
- Evitar contato visual;
- Aparentam nervoso;
- Circulam pelo salão com um cesto vazio;
- Entra e sai da loja mais de uma vez em um curto espaço de tempo;
- Observam como os funcionários trabalham e todo o ambiente ao seu redor.
É necessário que os funcionários saibam como proceder nesse tipo de situação. Por outro lado, os agentes de segurança também precisam ser bem treinados a fim de proceder com abordagens adequadas.
Soluções de segurança
Se por um lado o setor Prevenção e Perdas age no sentido de implantar processos e pensar em estratégias capazes de mitigar os prejuízos, do outro as soluções de segurança também assumem papel fundamental.
É justamente pensando nessa dinâmica que a Cordialle atua. Com equipes especializadas no segmento do varejo, independente do porte do estabelecimento, os agentes de segurança e vigilantes são preparados para lidar e prevenir ocorrências corriqueiras.
Além disso, contamos com o apoio da tecnologia e equipamentos de ponta no desempenho de tais funções. Sistemas de alarme e câmeras, por exemplo, costumam contribuir de forma significativa para esse trabalho.
Conseguiu perceber como o trabalho da Prevenção de Perdas é importante para o varejo? Investir nesse trabalho pode contribuir para o aumento do lucro e para reduzir os índices de perdas e prejuízos.
Para tanto, conte com a Cordialle! Somos especialistas em segurança no varejo e somamos mais de 20 anos de experiência na área. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!